A ênfase tradicional da autoridade policial tem sido a apreensão de criminosos. No entanto, o advento de novas tecnologias – incluindo coleta e análise de dados de fontes abertas, incluindo aplicações de Inteligência Artificial (IA) – inaugurou uma nova era de oportunidades únicas que ajudam as agências policiais a prevenir crimes.
A IA está sendo cada vez mais usada com êxito pela autoridade policial nas medidas de prevenção de crimes de alto impacto. Novas tecnologias permitem que agências policiais com excesso de trabalho e falta de pessoal coletem, processem, analisem e destaquem dados relevantes de todo e qualquer tipo de crime para os investigadores. Isso inclui soluções de IA que coletam e interpretam conexões e padrões em registros financeiros, imagens geoespaciais, imagens de câmeras de vigilância, dados de redes sociais, registros públicos, feeds de notícias e muitas outras fontes abertas e proprietárias.
Uma das aplicações mais úteis da IA na prevenção e redução de crimes está na alocação de recursos. Como praticamente todas as agências policiais são desafiadas pela escassez de pessoal e fundos, o valor e a importância das alocações e distribuições de recursos desempenham um papel vital na prevenção do crime. Algoritmos sofisticados demonstraram ter sucesso rápido e de alto impacto em ajudar as organizações de justiça criminal a entender melhor “quem, o quê, quando, onde, como e por quê” do crime em suas jurisdições. A IA pode estabelecer e identificar padrões relevantes de crimes que podem ser abordados com mais detalhes por meio de ajustes na alocação de recursos, como o tempo das patrulhas policiais por carro, patrulhas a pé, guardas de segurança, barreiras físicas, alarmes ou os tempos de resposta dos serviços de emergência e socorristas. Os padrões podem refletir tendências sazonais, geográficas ou demográficas que são rapidamente identificadas por meio de análises de inteligência de todas as fontes alimentadas por IA, de maneiras que não podem ser obtidas por meios analíticos tradicionais.
Outra aplicação da IA para prevenção do crime analisa metadados para examinar a eficácia dos esforços de prevenção ao crime. Várias campanhas foram realizadas globalmente para combater uma série de atividades ilegais, incluindo crimes violentos graves e o tráfico de seres humanos, drogas e armas. Em virtude do alcance, escopo e grande número de programas de prevenção ao crime, determinar quais esforços funcionam melhor é um grande desafio. A aplicação de algoritmos sofisticados e bem projetados ajudou os pesquisadores a vasculhar essas grandes quantidades de dados para obter indicações precisas da utilidade e do impacto de vários programas de prevenção ao crime. Esse tipo de insight é fundamental para maximizar a IA para estratégias ideais de prevenção ao crime.